Ayurveda: entenda tudo sobre essa medicina!

Você sabe o que é ayurveda? Essa é uma prática integrativa milenar que possui origens na Índia e visa desenvolver e equilibrar os centros energéticos do organismo para promover uma vida mais saudável e repleta de bem-estar. Essa terapia é composta por diversas técnicas, como a alimentação ayurveda, meditação, ioga e mais.

Mas afinal, você sabe como funciona essa prática? É isso que iremos abordar nesse conteúdo! Continue com a gente para entender melhor o que é ayurveda, como funciona, sua origem, onde ela pode ser utilizada, benefícios e muito mais!

O que é a ayurveda?

A ayurveda é uma terapia integrativa que acredita que existem energias que precisam estar em equilíbrio no organismo para o corpo estar bem e saudável.

Segundo essa medicina, os desequilíbrios energéticos são causados por abalos emocionais, má alimentação e traumas físicos e psicológicos. Quando isso acontece, o organismo passa a produzir toxinas prejudiciais para o corpo, desenvolvendo doenças diversas.

Essa prática envolve diversas técnicas, como massagem, aromaterapia, purificações, alimentações específicas, ioga e fitoterapia. Tudo isso guia o indivíduo rumo ao equilíbrio energético para promover o bem-estar e a saúde.

A medicina ayurveda faz parte do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e é aprovada e oferecida pelo SUS. Apesar disso, é importante ressaltar que essa terapia não é aprovada pelo Conselho Federal de Medicina e não substitui o tratamento tradicional, devendo ser utilizada como uma prática complementar.

Como a ayurveda surgiu?

A ayurveda, termo que significa “ciência da vida” em sânscrito, possui mais de 5 mil anos de história. Acredita-se que essa terapia surgiu no território da Índia e do Paquistão, entre 3.000 a.C. e 5.000 a.C., com o registro da cultura dos Harappas. Foi nessa época que surgiram os Vedas, hinos que falavam sobre os costumes e crenças desse povo.

Na mitologia indiana, acredita-se que o senhor do universo Brahma criou a ayurveda antes mesmo dos humanos surgirem.

Por ser uma prática milenar, a ayurveda costuma ser chamada de “mãe de toda a saúde”. Essa terapia acredita que o indivíduo é formado por corpo, mente e espírito, e que o estado de saúde dessa pessoa reflete a dinâmica entre esses fatores.

Mas afinal, como funciona a ayurveda?

Conforme comentado anteriormente, a medicina ayurvédica acredita que cada indivíduo possui uma energia própria que deve estar em equilíbrio para garantir o bem-estar e a saúde da pessoa. Por isso, o objetivo dessa terapia integrativa é organizar os desequilíbrios energéticos por meio de técnicas diversas que restauram o corpo, a mente e o espírito.

Essa identificação dos pontos de desequilíbrio, assim como o tratamento e a manutenção das energias do corpo, são feitos com base nos doshas, os biotipos da ayurveda.

Doshas da ayurveda

Os doshas reúnem as principais características físicas e psicológicas dos indivíduos para separá-los em três grupos diferentes. Além disso, esses biotipos são as combinações dos elementos vitais: ar, fogo, água, terra e éter.

Para uma pessoa estar saudável e em equilíbrio, ela deve possuir os três biotipos em harmonia, isto é, todos os elementos devem estar estabilizados. É importante ressaltar que cada dosha irá influenciar no estilo de vida, nas relações pessoais, na alimentação e no trabalho das pessoas. Continue conosco e entenda como funciona cada um desses biotipos:

– Vata

O dosha do Vata é composto pelo ar e pelo éter e, por isso, está muito relacionado ao movimento do corpo, das sensações e até mesmo do pensamento. Por esse motivo, é o responsável pelos sistemas circulatório, respiratório e nervoso do organismo, controlando a circulação sanguínea, a divisão celular, a mente e a desintoxicação do corpo.

As pessoas que possuem o Vata em predominância costumam ser magras, altas, com olhos pequenos e ossos longos e finos. Quando este dosha está em desequilíbrio, as pessoas tendem a ser mais ansiosas, nervosas, inseguras e medrosas. Por outro lado, seu equilíbrio traz mais criatividade e alegria.

– Pitta

O Pitta é representado pela união dos elementos fogo e água. É o dosha que mais está relacionado com a alimentação, por isso, desempenha um papel fundamental no metabolismo e no sistema digestivo. As pessoas com esse biotipo predominante costumam ser aceleradas, calorosas e críticas.

Além disso, os indivíduos com a predominância desses elementos costumam ser loiros ou ruivos, apresentam sardas e possuem o metabolismo muito acelerado. Também são atléticos, competitivos, penetrantes e muito intensos. Seu desequilíbrio causa impulsividade, impaciência, irritação e raiva. Já o seu equilíbrio garante inteligência e coragem.

– Kapha

O dosha Kapha é composto pelos elementos da terra e da água. Ele é o responsável por controlar a estabilidade do corpo, cuidando do sistema imunológico, do peso e do crescimento muscular. Os elementos desse biotipo são pesados, lentos e úmidos, por esse motivo, são pessoas mais estáveis, lentas e pacientes.

Esses indivíduos são afetuosos, possuem um corpo firme, cabelos fortes, olhos grandes e pele lisa. Além disso, as pessoas com predominância do dosha Kapha possuem a tendência a ganhar peso e serem fortes. Seu desequilíbrio causa tristeza, carência e depressão. Em contraste, seu equilíbrio promove amor, carinho, paciência e cuidado.

Aproveite e também confira nosso conteúdo sobre naturopatia e conheça mais uma prática super benéfica para o corpo e mente!

A ayurveda pode ser utilizada em quais tratamentos?

Como comentamos anteriormente, a ayurveda é uma terapia complementar e deve ser associada aos tratamentos convencionais. Apesar disso, é uma ferramenta muito poderosa para a manutenção da saúde e da qualidade de vida, sendo fundamental para o cuidado de diversas doenças e problemas. Veja quais são eles:

  • Diabete;
  • Pressão alta;
  • Colesterol alto;
  • Asma;
  • Bronquite;
  • Alergias (rinite e sinusite);
  • Dores de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Insônia;
  • Problemas intestinais;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Mudanças de humor;
  • Estresse.

O que é a alimentação ayurveda?

A medicina ayurvédica acredita que a alimentação é um dos seus principais pilares, tendo uma atuação fundamental para o equilíbrio energético do corpo. A alimentação ayurvédica é baseada na escolha de alimentos que atendam às necessidades básicas e fundamentais de cada pessoa, de acordo com seu dosha. Assim, é possível equilibrar o organismo e manter a saúde em dia.

Alimentação Ayurveda encoraja o consumo de alimentos e bebidas específicas conforme cada dosha, os biotipos descritos anteriormente.

Ao consumir os alimentos corretos da forma adequada para cada dosha, o organismo passa a equilibrar os biotipos, promovendo um sistema imunológico mais forte e resistente. Tudo isso afeta diretamente na qualidade de vida e no bem-estar das pessoas, que passam a ter mais energia e vitalidade.

Conheça os benefícios da Ayurveda

Como você já sabe, a Ayurveda atua como um complemento do tratamento de diversas doenças e problemas de saúde, atuando como forma de prevenção e de autocura. Apesar disso, existem muitos outros benefícios relacionados a essa terapia integrativa, como o equilíbrio dos chakras para mais leveza e paz.

A Ayurveda também desempenha um papel fundamental na desintoxicação do corpo, eliminando as toxinas nocivas para o organismo que podem causar doenças diversas e emoções desequilibradas. Vale ressaltar que os hábitos saudáveis dessa prática integrativa fazem com que a imunidade melhore significativamente, prevenindo problemas cardíacos, virais e outros.

Com isso, a circulação sanguínea do sangue também aumenta, melhorando a memória e estimulando a atenção. Além desses, existem muitos outros benefícios da Ayurveda, como o aumento do desejo sexual, equilíbrio dos órgãos sensoriais e a liberação de serotonina (hormônio da felicidade).

Com o apoio de um profissional qualificado, a Ayurveda pode trazer efeitos muito positivos para o organismo, melhorando muito sua qualidade de vida. Por aqui, na Consciência Integrativa, você encontra vários conteúdos sobre terapias complementares, como a acupuntura, reiki, barras de access e mais.

Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo. Continue nos acompanhando e fique por dentro de práticas integrativas para a manutenção da sua saúde! Até a próxima.

4.3/5 - (3 votos)

Compartilhe esse conteúdo com quem você se importa. Ajude-nos a levar saúde integral para mais pessoas.

Newsletter da Consciência Integrativa

Inscreva-se e receba conteúdos semanais para viver uma vida com saúde física, mental, emocional e espiritual. Viva com saúde integral!
* Campo Obrigatório

Ao assinar a Newsletter você concorda com nossa política de privacidade.

Intuit Mailchimp

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Veja também:

Receber um diagnóstico de câncer é como ser puxado por uma correnteza inesperada. Uma luta que vai além do físico, tocando cada canto do corpo,...
A vida dos aeronautas é repleta de desafios que ultrapassam as paisagens deslumbrantes e a visita a destinos exóticos. Para pilotos, copilotos e comissários de...
Imagine poder ajustar as energias que regem a sua vida da mesma forma que ajustamos um instrumento musical, para que tudo fique em perfeita harmonia....