Quem não gosta de um ambiente cheiroso e confortável, seja com aromas de flores, flora ou frutos, não é mesmo? Mas, além de todos esses cheiros pelo ambiente, você sabia que também pode trazer outras sensações para o local? Por meio dos óleos essenciais fundamentados na aromaterapia, além de um cheiro agradável, você pode trazer diversos benefícios para sua saúde.
Essa é uma técnica que extrai óleos naturais para proporcionar sensações de relaxamento e alívio para nós. Nesse sentido, proporciona mais saúde e bem-estar no nosso dia a dia. Quer entender mais sobre a técnica de aromaterapia e como ela funciona? Continue aqui na Consciência Integrativa e confira tudo o que separamos sobre a terapia. Relaxe e tenha uma boa leitura!
Conteúdo
ToggleEntenda o que é aromaterapia!

A aromaterapia é uma técnica milenar que extrai óleos de plantas e outros compostos para fazer uma mistura. Com essa mistura equilibrada e harmonizada, é possível promover mais saúde para o nosso corpo e mente.
Desse modo, cada óleo essencial utilizado na terapia pode proporcionar uma sensação e trazer uma melhora diferente para cada paciente. Para isso, você deve consultar um profissional capacitado que entenda sobre a técnica e que consiga prescrever os materiais corretos para o uso.
Além disso, vale constar que essa é uma terapia reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para a prática de recurso terapêutico nos sistemas de saúde. Com isso, o SUS (Sistema Único de Saúde) também a utiliza como uma prática integrativa e complementar para tratamentos realizados pelo sistema.
Entenda o que é a acupuntura e confira os seus benefícios.
Para que serve a aromaterapia?

Com base nas conversas com o aromaterapeuta e, a terapia pode ajudar nos distúrbios, como a insônia, ansiedade, dores e outros desconfortos relatados. Por isso, é muito importante definir qual o melhor óleo essencial utilizar durante a prática terapêutica.
Por exemplo, um óleo essencial de limão pode ajudar no desenvolvimento cognitivo. Já outro, feito com lavanda, pode apresentar um grande auxílio para a insônia.
Como funciona a aromaterapia?
A aromaterapia pode ser feita de várias formas, isso vai depender da necessidade do paciente e do óleo essencial. Veja quais são as formas de utilizar a terapia:
- Evaporação: a pessoa coloca o óleo essencial em algum aparelho que faz o processo. Isso ajuda tanto para os sintomas que ela possui como também para a hidratação das vias áreas;
- Inalação: esse é o método tradicional da terapia. A pessoa inala algumas vezes o óleo, seja diretamente no reservatório ou em algum outro recipiente. O ideal é começar com poucas respirações e ir aumentando com o tempo e necessidade;
- Spray: essa é outra opção bem convencional, a pessoa conta com um frasco com spray e o utiliza quando precisar, ou então coloca em um aparelho para liberar no ambiente com um tempo indicado;
- Aromatizador: colocar de 2 a 3 gotas no aparelho e deixá-lo na tomada para soltar sua essência aos poucos no ambiente.
Além dessas práticas, o óleo essencial também pode ser utilizado em momentos de massagens e banhos. Com isso, a pessoa terá mais relaxamento e juntará o melhor das duas práticas.
Quais são os benefícios da aromaterapia?

Com isso em vista, vimos que a terapia é uma ótima maneira de ser aliada no dia a dia das pessoas, principalmente para promover mais bem-estar. Assim, ao depender do óleo essencial utilizado, a terapia pode contar com os seguintes benefícios:
- Ajuda a controlar o sono e diminuir a insônia;
- Alivia sintomas de ansiedade;
- Estimula o desenvolvimento cognitivo
- Induz ao relaxamento do corpo e da mente;
- Promove vigor físico;
- Ameniza dores do corpo;
- Estimula a concentração.
Segundo estudos, é comprovado que utilizar a aromaterapia em alguns casos específicos permite que a pessoa consiga ter menos danos ou dores durante o momento.
Isso acontece, principalmente, com as dores do parto. Conforme estudos realizados pela PubMed, as grávidas que utilizaram durante o momento tiveram menos dores na fase de dilatação. Além de ter reduzido as dores ao decorrer e ter diminuído o tempo total dele.
Também conseguimos ver vários benefícios dos óleos durante o período menstrual, com a redução das dores dismenorreias (dor abdominal inferior). Ainda conforme a PubMed, também é notável que com a terapia ocorre melhora no período da menopausa, diminuindo a ansiedade e depressão das pessoas que utilizam o óleo essencial durante essa fase.
Existem contraindicações para a aromaterapia?
Sim, a aromaterapia não é indicada para todos os públicos! Ela deve ser evitada por mulheres grávidas/em amamentação e por crianças. Além disso, pessoas com pressão alta, asma, rinite alérgica e epilepsia devem evitar o uso da prática.
Viu só? A aromaterapia é uma ótima terapia para quem precisa de relaxamento do corpo e da mente, visto todos os benefícios que ela oferece. Assim, o ideal é que você procure por um profissional capacitado e que consiga te atender da melhor forma possível.
Para isso, você pode contar com a Consciência Integrativa, temos uma ampla rede de profissionais de aromaterapia prontos para te atender. Acesse e confira o mais próximo de você!
Gostou do conteúdo? Navegue pelo blog da Consciência Integrativa e veja mais sobre técnicas e terapias que podem ser úteis para você. Ah, confira também nosso post sobre Barras de Access e entenda o que é!
Namastê.