A arteterapia é uma prática indicada para pessoas de todas as idades, sejam crianças, adultos ou idosos. Essa terapia integrativa utiliza das linguagens artísticas como instrumento para promover o bem-estar dos praticantes.
Se deseja entender mais sobre a arteterapia, continue sua leitura e entenda como essa terapia é praticada, sua função, benefícios e mais!
Arteterapia: o que é e como é praticada?
A Arteterapia é um recurso integrativo e complementar que consiste na utilização de práticas artísticas diversas visando o bem-estar dos praticantes. A prática pode ser aplicada individualmente ou em grupo, com diversas técnicas artísticas, como pintura, desenho, fotografia, música, escultura e muitas outras.
Qual é a função da arteterapia?
O foco da Arteterapia é a comunicação e não a arte desenvolvida durante as sessões. O objetivo é facilitar a expressão dos sentimentos, socialização e comunicabilidade do indivíduo, favorecendo a reflexão, adaptações e mudanças comportamentais necessárias. Ela visa ajudar pessoas a desenvolverem habilidades para melhorar as relações humanas, através da expressão artística.
Por meio da pintura, escultura, desenho, contação de histórias, dança, música, fotografia e também do audiovisual, é possível proporcionar bem-estar para o praticante. Além de permitir que se conheça mais internamente, garantindo mais autoestima e tranquilidade.
Quais são os tipos de arteterapia?
Conforme comentado anteriormente, a arteterapia pode ser praticada de diversas formas e com variadas técnicas artísticas. Pensando nisso, confira os principais tipos da prática:
Pintura e desenho
Uma das formas de prática da arteterapia é por meio da pintura e do desenho. Essa é uma ótima maneira de expressar os sentimentos, melhorar a coordenação espacial e visual, compreender conflitos internos e expressá-los pela arte.
Dança
Assim como é possível expressar as emoções por meio de tintas e outros materiais, o corpo também pode agir como forma de expressão. Com a dança, as pessoas desenvolvem a coordenação motora, o senso de coletividade (quando feita em grupo) e podem aprender mais sobre o controle das emoções.
Escrita criativa
Na arteterapia, por meio da escrita é possível expressar o fluxo de pensamentos, angústias, frustrações, raivas e emoções positivas. Muitas vezes, escrever auxilia no processo rumo à expressão verbalizada.
Contação de histórias
A contação de histórias é uma ótima maneira de desenvolver as relações interpessoais e o sentimento de identificação. Ela promove bons momentos de descontração e leveza.
Música
A música também é uma das técnicas de arteterapia! Ela ajuda a desenvolver a coordenação motora e com ela também é possível aprimorar a habilidade de expressão pessoal.
Benefícios da arteterapia!
A arteterapia proporciona ao paciente compreender-se melhor, de forma lúdica e intuitiva, promovendo benefícios para toda a vida. Confira abaixo alguns:
- Comunicação e autoexpressão;
- Compreensão de si mesmo;
- Aumento da autoconfiança;
- Diminuição da ansiedade e estresse;
- Melhoria cognitiva;
- Estimulação da criatividade.
- Aumento da concentração.
Para quem é indicada a arteterapia?
A arteterapia é indicada para pessoas de todas as idades! Com ela, as crianças conseguem desenvolver habilidades essenciais para a vida, como o senso de responsabilidade, empatia, coordenação motora e expressão. Para os adultos, também é de grande importância, pois ajuda na criatividade — essencial para o mercado de trabalho.
Encontre profissionais de arteterapia aqui!
A arteterapia pode trazer diversos benefícios para pessoas de todas as idades. Se sua vontade por realizar essa terapia despertou, conte com a Consciência Integrativa para encontrar terapeutas qualificados! Navegue pelo site e encontre profissionais de arteterapia, aromaterapia, naturopatia e muito mais!