Naturopatia: entenda o que é, como funciona e mais!

Ter uma vida melhor e aliada às boas práticas no dia a dia, como exercícios, alimentação e lazer, pode garantir mais saúde e prevenir diversas doenças. Outro ponto que pode auxiliar nesse processo interno é a naturopatia. Ela é uma terapia integrativa, um sistema holístico, que pode ser utilizada por meio de outras terapias para controlar e auxiliar a pessoa em determinada área da sua vida.

Quer ver mais o que ela é e como utilizá-la na sua vida? Continue aqui na Consciência Integrativa e confira tudo o que trouxemos de informações para você. Boa leitura!

O que é a naturopatia?

A naturopatia nada mais é do que um conjunto de vários métodos terapêuticos. Seu principal viés é prevenir, recuperar ou promover a saúde da pessoa tratada. Ou seja, é uma terapia que busca a melhora do ser: seja no campo físico ou mental.

Além disso, essa terapia tem como conceito que alguns dos distúrbios da população podem ter várias causas, tanto do fisiológico quanto do emocional e da energia vital que ela carrega.

Nesse sentido, por se tratar de uma terapia holística, ela verifica e busca entender todos os cenários, tais como:

  • Emocionais;
  • Mentais;
  • Físicos;
  • Energéticos;
  • Sociais.

Desse modo, ela visa compreender de modo geral tudo o que está ao redor do paciente e tratar todas essas áreas. Com isso, a terapia pode ter duas vertentes, uma para auxiliar no processo de cura do corpo e a outra para auxiliar a pessoa a mudar o seu estilo de vida em busca de mais saúde.

Qual o conceito e finalidade do Yoga dentro da cultura asiática?

Como a naturopatia funciona?

A naturopatia pode funcionar de diferentes maneiras e métodos. O seu funcionamento depende dos fatores de saúde do paciente, assim, as técnicas que serão aplicadas podem variar de acordo com cada pessoa.

Para a terapia começar bem, o terapeuta e o paciente alinharão sobre a vida da pessoa, analisarão exames e conversarão muito. Com isso, o profissional fará uma combinação de tratamentos conforme o que foi visto durante as conversas nas sessões. Nesse sentido, o terapeuta pode receitar outras terapias, como aromaterapia, acupuntura, hidroterapia, fisioterapia, entre outras.

Benefícios da naturopatia

Quando o paciente começa a adotar a naturopatia como forma de tratamento auxiliar, ele encontrará vantagens em todo o seu cotidiano, mas podem depender da terapia que foi receitada. De modo geral, os benefícios vistos em boa parte do tratamento são:

  • Redução do estresse;
  • Mudança do estilo de vida;
  • Auxílio no combate a vícios;
  • Alívio da ansiedade;
  • Melhoria de estado depressivo;
  • Aumento da energia vital;
  • Alívio de dores.

Quais são os princípios da naturopatia?

Como toda terapia, a naturopatia conta com alguns princípios para lidar com as pessoas e com os tratamentos. Dessa forma, além das terapias auxiliares, o naturopata auxilia o paciente a lidar e enfrentar seus problemas diários. Nesse sentido, essa terapia está voltada para:

  • Autocura: buscar por meios para a cura ser o mais natural possível;
  • Tratamento sem riscos/não invasivo: nenhum tratamento pode conter riscos à saúde ou ser invasivo;
  • Educação: mostrar meios para que o paciente realize os procedimentos e ensina os conceitos das terapias;
  • Tratamento holístico: o profissional busca compreender tudo sobre o paciente antes de tratá-lo;
  • Prevenção: orientar os pacientes para buscarem prevenção de problemas futuros;
  • Sintomas subjacentes: o naturopata auxiliará no tratamento do corpo, da mente e da alma.

Confira o que Patricia Zucker diz sobre o natural e a naturopatia:

Se tudo o que é natural não faz mal, então podemos aproveitar esse friozinho e tomar um delicioso chá de cicuta, certo? Claro que não! A cicuta é um dos piores venenos da natureza, e sua potente toxina está presente em todas as partes das quatro espécies da planta, com o mesmo nome. Bastam algumas gotas do seu extrato para matar um adulto saudável em minutos!

Então deixaremos de lado essa teoria de que podemos consumir tudo que for natural, sem reservas. Vale para ingestão, uso na pele e cabelos, queima de ervas no ambiente e outras utilizações sem o conhecimento necessário.

Isso inclui os óleos essenciais, os quais são extratos altamente concentrados de partes específicas das plantas, em sua maioria 100% naturais (com exceção de algumas poucas espécies que usam solventes na extração).

Imagine uma pessoa depressiva, com lentidão no dia a dia, sem ânimo para nada, usando um óleo essencial calmante… Ou uma pessoa extremamente agitada, usando um estimulante. Ou ainda, uma terceira pessoa com pele oleosa, usando um óleo essencial que estimula a produção de óleos naturais da pele…

Existem muitas propagandas de óleos essenciais dizendo maravilhas sobre eles, mas essas maravilhas não são para todas as pessoas. Você pode adorar o aroma do Cipreste, ele pode ajudá-lo com inchaço nas pernas, excesso de sudorese, resolver mágoas e questões do passado.

Mas não te avisaram que ele é um potencial vasoconstritor, o que significa que ele pode elevar a pressão, sendo não recomendado para gestantes ou hipertensos!

E é aí que mora o perigo! Muita gente sai comprando óleos essenciais e outros produtos naturais devido aos benefícios, mas não conhece os riscos. Por isso, sempre recomendamos buscar profissionais que estudaram para isso e sabem indicar os melhores óleos essenciais para o seu caso, permitindo que você possa usufruir das maravilhas que esses vidrinhos trazem, com segurança.

Lembrando que o Terapeuta Holístico Integrativo não substitui o médico, nossa missão é trabalhar como coadjuvante no seu tratamento, a fim de diminuir o estresse causado pelo seu tratamento ou tratar questões que a medicina convencional não trata.

Confira mais sobre a barra de access e entenda sobre essa terapia!

Viu só? A naturopatia é uma terapia que auxilia no autocuidado e na prevenção de possíveis doenças que possam surgir com o tempo. Toda essa terapia busca identificar os problemas do indivíduo e trabalhá-los da melhor forma a fim de promover aumento na sua qualidade de vida.

Gostou do conteúdo? Aqui na Consciência Integrativa, você encontra muito mais temas como este para entender sobre as terapias. Navegue pelo nosso blog e confira.

Namastê.

5/5 - (1 voto)

Compartilhe esse conteúdo com quem você se importa. Ajude-nos a levar saúde integral para mais pessoas.

Newsletter da Consciência Integrativa

Inscreva-se e receba conteúdos semanais para viver uma vida com saúde física, mental, emocional e espiritual. Viva com saúde integral!
* Campo Obrigatório

Ao assinar a Newsletter você concorda com nossa política de privacidade.

Intuit Mailchimp

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Veja também:

Receber um diagnóstico de câncer é como ser puxado por uma correnteza inesperada. Uma luta que vai além do físico, tocando cada canto do corpo,...
A vida dos aeronautas é repleta de desafios que ultrapassam as paisagens deslumbrantes e a visita a destinos exóticos. Para pilotos, copilotos e comissários de...
Imagine poder ajustar as energias que regem a sua vida da mesma forma que ajustamos um instrumento musical, para que tudo fique em perfeita harmonia....