O que é a reflexologia podal?
A reflexologia podal é uma terapia complementar realizada por um reflexoterapeuta. Basicamente, ela consiste na aplicação de pressão em pontos do pé que correspondem a regiões e órgãos do corpo humano. Tudo isso visando equilibrar a energia do corpo e prevenir doenças e problemas de saúde.
O profissional da área estuda os pontos reflexos do corpo e as terminações nervosas presentes nos pés, mãos, cabeça, orelhas e nariz. Vale ressaltar que a reflexologia podal utiliza apenas os pontos localizados nos pés.
Como a reflexologia podal surgiu?
Apesar de ser praticada desde as civilizações egípcias e chinesas da antiguidade, foi praticada formalmente pela primeira vez pelo Dr. William Fitzgerald no Hospital da cidade de Boston, nos Estados Unidos, em 1872.
Além desse médico, a fisioterapeuta Eunice Ingham foi muito importante para a criação dessa terapia. Eunice desenvolveu o ponto inicial para o mapa dos pés, onde cada ponto representa uma parte ou órgão do corpo humano.
Como é feita a reflexologia podal?
Normalmente, o reflexoterapeuta pressiona com o polegar em diversas regiões do pé, procurando por desequilíbrios de energia. Essas instabilidades são localizadas por meio de manifestações de sensibilidade no local ou pela sensação de areia por baixo da pele.
Feito essa identificação, o terapeuta conduz uma massagem que estimula os processos curativos naturais da região do corpo correspondente àquele ponto. Além disso, ela eleva a produção de óxido nítrico — um composto muito importante para o organismo que possui propriedades vasodilatadoras e analgésicas.
Quais são os benefícios da reflexologia podal?
A reflexologia podal é uma terapia muito benéfica e produz diversos efeitos no corpo. Entre esses benefícios estão:
- Alívio de dores musculares e articulares;
- Prevenção e tratamento de problemas de circulação sanguínea;
- Equilíbrio corporal;
- Sensação de bem-estar e relaxamento físico;
- Melhora da imunidade.
Além disso, trata e previne diversas doenças físicas e mentais, como a insônia, estresse, ansiedade, labirintite, cálculo renal, hipertensão, sinusite e muitos outros. Isso acontece, pois a prática promove o relaxamento e a sensação de bem-estar, que consequentemente libera toxinas benéficas ao organismo.
Existem contraindicações para a reflexologia podal?
Sim! A reflexologia podal não é indicada para pessoas que:
- São diabéticas e possuem feridas nos pés;
- São gestantes;
- Utilizam marcapasso;
- Possuem alergias na pele e dermatite;
- Possuem varizes expostas;
- Tem trombose;
- Possuem fraturas.
Encontre profissionais de reflexologia podal aqui!
Gostou de conhecer a reflexologia podal e está interessado em marcar uma sessão? Aqui na Consciência Integrativa você encontra reflexoterapeutas especializados, com anos de estudo e prática. Acesse o catálogo de profissionais cadastrados, encontre o que você mais se identifica, entre em contato e agende a sua terapia!
Além da reflexologia podal, aqui você também encontra muitas outras terapias integrativas ótimas para o corpo e para a mente. Venha conhecer algumas delas:
Em casos de problemas crônicos ou difíceis de responder a qualquer tratamento, é aconselhável a associação de outras técnicas, que juntas irão promover a sinergia necessária para reequilibrar o organismo como um todo. Escolha a sua e faça seu agendamento!