O que é a terapia de reprocessamento generativo?
A Terapia de Reprocessamento Generativo (TRG) é um método terapêutico muito bem estruturado que foi desenvolvido para a dissolução de traumas, marcas emocionais e psicossomáticas.
Por se tratar de um método com o foco em varrer os traumas e possibilitar o descongelamento emocional, esse método tem uma estrutura que compreende um início, meio e fim, portanto, é uma terapia breve e eficaz.
O TRG possui um grande poder de transformação, uma vez que, finalmente, permite conhecer os mecanismos psíquicos e as regras do inconsciente, que até então não eram bem compreendidas. Para entendermos ainda melhor a Terapia de Reprocessamento Generativo, vamos analisar o próprio nome da mesma:
- Reprocessamento: diz respeito a reprocessar eventos e marcas emocionais que forem liberados pelo inconsciente à medida que acontece o descongelamento emocional;
- Generativo: está relacionado com gerar maturidade e ocorre ao final do descongelamento do trauma, quando a pessoa não tem mais influência das dores emocionais nas decisões, comportamentos e atitudes.
Para quem é indicada a terapia de reprocessamento generativo?
Qualquer pessoa pode fazer a Terapia de Reprocessamento Generativo! Independente de idade, sexo, crenças ou outros. Afinal, a TRG trata feridas emocionais desde o primeiro dia de vida. A terapia trata diversos transtornos emocionais graves como: ansiedade, pânico, fobias diversas, depressão, traumas, bloqueios, abuso sexual e outros.
Quais são os 5 métodos da TRG?
Durante a terapia de reprocessamento generativo, a pessoa passa por 5 etapas diferentes. Venha conhecer cada uma delas:
1. Método Regenerativo Cronológico
O reprocessamento cronológico limpa os problemas emocionais desde o nascimento até o presente. Geralmente, esse processo é realizado em pequenos intervalos de tempo, como do zero aos 5 anos, dos 5 aos 10 anos, assim sucessivamente. Contudo, o tempo depende da necessidade da pessoa.
Por exemplo, caso a pessoa tenha muitos eventos para serem processados, esse intervalo de tempo pode ser reduzido para nada ficar para trás. Esse é considerado o método mais básico de todos e, por isso, é o primeiro a ser feito na maioria dos casos.
2. Método Regenerativo Somático
O método regenerativo somático é direcionado para as somatizações diversas que uma pessoa pode ter, como desconforto físico, angústias, medos, calafrios e ansiedades. De modo geral, a ideia desse método é reprocessar a partir da dor que deixará de existir.
À medida que as somatizações são processadas e reprocessadas, elas vão sendo alteradas e a pessoa sai do processo de congelamento. Nesse momento, dá-se o amadurecimento emocional e, a partir daí, a ressignificação.
3. Método Regenerativo Temático
Durante o método regenerativo temático, os traumas e marcas já não existem mais. Porém, uma vez que as marcas foram feitas no inconsciente, podemos ampliar a capacidade psíquica para gatilhos e vetores futuros que já foram experimentados. Ou seja, o inconsciente é reprogramado para que a pessoa se fortaleça e não passe por essas situações novamente.
4. Método Regenerativo Futuro
O inconsciente é atemporal, ou seja, para ele não existe passado nem futuro, apenas o presente. Por esse motivo, pode desencadear muita ansiedade e fazer com que as pessoas tenham medo do futuro. Para isso serve o método regenerativo futuro: reprogramar os medos do futuro e fortalecer o sistema psíquico para o futuro. Assim, a pessoa se sentirá mais confiante.
5. Método Regenerativo de Potencialização
Da mesma forma que temos emoções ruins que marcaram o passado, temos emoções boas e positivas. Durante o método regenerativo de potencialização, todos esses sentimentos bons são potencializados para que a pessoa possa viver sua vida gloriosamente. Aqui, os problemas que afetavam a vida do indivíduo já ficaram para trás, e a pessoa vive uma vida plena e sem traumas.
Encontre profissionais de TRG na Consciência Integrativa!
Na Consciência Integrativa, você encontra diversos profissionais desta e de outras terapias benéficas para o corpo e para a mente. Acesse o catálogo de profissionais disponíveis, encontre um que você se identifique e entre em contato para agendar sua sessão. Conheça outras terapias disponíveis por aqui:
Caso você tenha algum problema crônico ou difícil de ser tratado, recomendamos que associe essa terapia com outras técnicas. Dessa forma, elas conseguirão promover a sinergia necessária para reequilibrar seu corpo. Entre em contato e agende agora mesmo!