A meditação é uma prática milenar que sempre fez parte da história da humanidade, afinal, é uma das principais técnicas para que o ser humano possa entrar em contato consigo mesmo e possa sair do padrão de desequilíbrio que estão no íntimo da nossa natureza.
E, atualmente, as pessoas estão em busca de maneiras de encontrar tranquilidade em meio à rotina corrida e meditar pode ser um dos caminhos para encontrar momentos de paz que poderão reverberar em todos os outros aspectos da existência do ser vivo. Apesar disso, as pessoas ainda possuem algumas dúvidas relacionadas ao assunto.
Se esse é o seu caso, está no lugar certo! Preparamos esse conteúdo completo com o que é a prática, tipos de meditação, benefícios e mais!
Conteúdo
ToggleAfinal, o que é a meditação?
A meditação é uma prática mental e espiritual milenar com raízes na cultura oriental, mas que está presente em diversas outras ao redor do mundo. É uma técnica que visa proporcionar clareza mental, relaxamento, tranquilidade e bem-estar emocional, além de promover o autoconhecimento.
Atualmente, existem diversas abordagens e tipos de meditação, mas a essência da prática possui o mesmo padrão: focar em um objeto ou pensamento para alcançar um estado de consciência tranquilo e relaxado. A meditação visa acalmar a mente, reduzir o estresse, melhorar a concentração e aumentar a percepção do momento presente.
É importante ressaltar que essa é uma prática integrativa muito benéfica para todas as pessoas, independentemente de idade, gênero, classe e padrão. Além disso, a meditação não possui ligação com religião, dessa forma, qualquer um pode buscar a terapia.
Quais são os tipos de meditação existentes?
Essa é uma prática muito procurada em todo o mundo e, por esse motivo, é comum existirem diversos tipos de meditação com abordagens e técnicas específicas. Selecionamos os principais tipos para você conhecer. Veja:
– Meditação Zazen ou Zen
A meditação Zazen é uma forma de meditação baseada na tradição do Budismo Zen. Seu principal objetivo é alcançar uma mente clara e desperta, livre de pensamentos condenatórios e ruins. Nesse tipo de prática, você deve ficar sentado com a postura ereta e de costas para o centro da sala. De modo geral, é uma meditação profunda e sutil.
– Vipassana
Assim como o tipo de meditação anterior, a vipassana é uma prática de origem budista que significa “ver as coisas como elas realmente são”. Ela envolve a observação profunda de todas as sensações físicas e mentais para desenvolver uma compreensão mais profunda da realidade.
Esse tipo de meditação não possui nenhuma especificação de posição, mantra ou outros. Basta se concentrar na respiração e em todas as sensações físicas e sentimentos que lhe passam.
Está procurando uma prática integrativa para melhorar sua saúde física e mental? Então, conheça a acupuntura, uma terapia muito benéfica e popular. Confira!
– Meditação transcendental
A meditação transcendental é uma prática rápida e ideal para as pessoas que possuem um cotidiano corrido. Ela é realizada duas vezes por dia durante 15 ou 20 minutos em um local e postura confortável. A grande vantagem dessa terapia é que não é preciso esvaziar os pensamentos, controlar ou se concentrar demais — é algo leve e tranquilo.
O objetivo da meditação transcendental é — como o próprio nome diz — transcender os pensamentos e alcançar um estado de consciência pura e tranquila.
– Meditação Mindfulness
A meditação Mindfulness, ou atenção plena, é uma prática integrativa que envolve a consciência do momento presente, observando os pensamentos, emoções e sensações sem julgamentos. Ela ajuda a cultivar a atenção e a aceitação do que está acontecendo no momento presente, incluindo os sentimentos.
– Meditação Metta Bhavana
É um tipo de meditação focado em cultivar sentimentos de amor e bondade para si e para os outros. Envolve repetir frases positivas e bem-intencionadas para desenvolver empatia e compaixão. É uma prática milenar que pode ser feita sentada ou em pé, repetindo mantras com amor e empenho. A repetição pode ser feita com a duração de 5 minutos a 1 hora.
Lembre-se: a escolha entre elas depende das suas preferências pessoais e objetivos individuais!
Como fazer meditação?
Fazer meditação é uma prática que pode trazer muitos benefícios para a mente, o corpo e o bem-estar geral. Mas, para trazer resultados positivos, é fundamental ter disciplina. Assim, você conseguirá notar uma evolução no dia-a-dia.
Caso você note que não está tendo uma melhora significativa, recomendamos associar a outra técnica que poderá te auxiliar na evolução. Alguns exemplos são: TRG, NMG, Psicanálise, Barras de Access e Reiki.
Preparamos algumas dicas para você meditar e buscar os melhores resultados possíveis, confira:
1. Encontre um lugar silencioso e confortável
O local da sua meditação deve ser calmo e livre de distrações, onde você possa sentar ou deitar confortavelmente. Por ser um canto da sua casa, um jardim ou qualquer espaço onde você se sinta à vontade.
Além disso, a posição também é um fator importante. A meditação pode ser realizada sentado em uma cadeira, almofada ou no chão, com as pernas cruzadas. Se preferir, também pode meditar deitado, mas é importante não adormecer durante a prática.
2. Mantenha a postura
A postura é fundamental para a prática! Sua coluna deve estar ereta e os ombros relaxados. Alguns tipos de meditação possuem posições específicas para a prática, mas, em geral, fique sentado com as costas sem apoio e a postura reta. As pernas devem ficar cruzadas e as mãos apoiadas sobre a coxa.
3. Se concentre na sua respiração
Ao iniciar a meditação, preste muita atenção à sua respiração. Inspire lenta e profundamente pelo nariz, segure por alguns segundos e expire suavemente pela boca. Foque-se totalmente em como respira, deixando os pensamentos fluírem sem se apegar a eles.
4. Mantenha a calma e a concentração
Alguns tipos de meditação exigem muita concentração, por isso, escolha um ponto de foco para a sua mente, que pode ser a própria respiração, uma vela acesa, uma imagem mental ou um mantra que você repete em silêncio.
Durante a prática, é normal que pensamentos surjam na sua mente. Não se preocupe com isso, apenas os observe e permita que eles sigam o seu curso sem se envolver emocionalmente.
Vale ressaltar a importância de não estar muito cansado ao fazer a meditação. A prática é altamente relaxante e, por isso, algumas pessoas podem acabar caindo no sono.
5. Procure um profissional caso tenha dificuldade
Mesmo que a meditação seja uma prática acessível e benéfica para as pessoas, nem sempre é fácil para todos dominarem a técnica por conta própria. Por isso, se sentir dificuldade, procure um profissional ou instrutor para ajudá-lo a guiar seus pensamentos e realizar uma terapia efetiva e com bons resultados.
Veja também nosso texto sobre o Reiki e seus benefícios!
Quais são os benefícios da meditação?
A meditação é uma prática muito benéfica para a saúde mental, física e emocional, podendo trazer diversas melhorias para a qualidade de vida de quem pratica essa terapia.
Pensando em iniciar a prática? Então, continue lendo e confira os principais benefícios da meditação para melhorar sua qualidade de vida:
- Melhora o sono e trata a insônia, uma vez que reduz o estado hiperalerta e sentimentos como a angústia e a tristeza;
- Desacelera a frequência cardíaca e, consequentemente, auxilia na redução do estresse e da ansiedade;
- Contribui para a melhora na concentração e aumenta a produtividade no trabalho, na faculdade ou na escola;
- Reduz a pressão sanguínea, trata doenças crônicas e ajuda a controlar o colesterol;
- Te coloca em estado de maior consciência em relação aos pensamentos e sentimentos;
- Irá promover a redução das reações automáticas a situações de conflitos e estresse;
- Te coloca em estado de maior consciência em relação aos pensamentos e sentimentos;
- Irá promover redução das reações automáticas às situações de conflitos e estresse.
Confira a visão do terapeuta Nisargan a respeito da meditação!
Você acha que estar à mercê de pensamentos desenfreados, perturbadores e/ou desnecessários (Modo Ruminando) é inevitável, ou há uma maneira de, aos poucos, diminuirmos esses pensamentos?
Se você acha que é inevitável, provavelmente considera que seremos eternamente vítimas deles, com consequências emocionais que desequilibrarão nossa vida pessoal, profissional, familiar…
Se você acha que é possível diminuí-los, provavelmente considera que a serenidade, a sabedoria e o bem-estar podem ser acessíveis de maneira crescente. Pois bem, para quem não sabe, a meditação é a arte e a ciência de diminuir, aos poucos, esses pensamentos!
A primeira pergunta que pode surgir é: “Como?” A resposta é simples: ficando intencionalmente atento, momento a momento, à realidade que está acontecendo dentro e fora de nós! E quanto maior a continuidade dessa atenção, menor a ocorrência de pensamentos desenfreados, perturbadores e/ou desnecessários.
O nome que dou a esse estado de atenção é Modo Percebendo. Estar nesse modo tem o poder de diminuir o Modo Ruminando, devido a haver, naturalmente, uma relação inversa entre eles!
Essa relação inversa é observável, ou seja, podemos constatá-la diretamente pela nossa experiência. Assim, podemos definir a meditação como a capacidade de nos mantermos mais e mais no Modo Percebendo. E as técnicas de meditação são treinamentos específicos para que isso se torne uma realidade.
Para a meditação ser cada vez mais praticada e cada vez melhor aproveitada por quem a prática, é fundamental entender esse conceito básico!
Pronto, agora você já conhece os tipos de meditação, os benefícios da prática e muito mais. A meditação pode trazer muita qualidade de vida para você e sua família.
Se você quer ser conduzido(a) e integrar essa terapia na sua rotina, é possível fazer isso com o apoio de um profissional experiente na área e começar da melhor maneira. Por esse motivo, não perca tempo, escolha um terapeuta em nossa plataforma, agende um horário e inicie essa prática integrativa ainda essa semana!
Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo. Aproveite e veja nossos terapeutas disponíveis!