Acupuntura: entenda tudo sobre essa terapia!

mão segurando agulha de acupuntura

Com certeza, você já ouviu falar em acupuntura, afinal, essa é uma prática milenar muito popular e procurada por pessoas das mais variadas idades e perfis. Mas você sabe como essa terapia integrativa funciona?

Se você deseja entender o que é acupuntura, quais são os tipos existentes, como a prática é realizada, contraindicações, benefícios e mais, está no lugar certo! Continue sua leitura e entenda como essa terapia integrativa pode mudar sua vida e trazer mais qualidade e bem-estar durante o seu cotidiano. Confira!

O que é acupuntura?

A acupuntura é uma terapia integrativa que utiliza pequenas agulhas ou sementes em pontos específicos do corpo para tratar doenças diversas e promover o bem-estar. Essa prática possui origem na medicina tradicional chinesa e acredita-se que a aplicação nesses pontos corrige desequilíbrios presentes no corpo.

Os chineses acreditam que existem padrões de energia vital — também chamados de Qi — fundamentais para o nosso organismo. O corpo passa a desenvolver doenças e ter sintomas ruins quando essas energias são desviadas e ficam acumuladas em determinados locais. Ao estimular os pontos, os desvios são desfeitos e o corpo volta a ficar equilibrado e em seu funcionamento normal.

Esse recurso terapêutico é reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina no Brasil como uma especialidade médica e, por isso, está na lista de práticas integrativas do Ministério da Saúde.

Tipos de acupuntura

Existem diversos tipos de acupuntura e cada um deles possui suas próprias características de aplicação e resultados. Continue conosco e confira quais são esses tipos e como eles funcionam:

1. Acupuntura tradicional

A acupuntura tradicional envolve a aplicação de pequenas agulhas em pontos estratégicos do corpo enquanto a pessoa está deitada. Os pequenos itens são feitos em aço inoxidável e são descartáveis, dessa forma, não existe a possibilidade de alguma doença ser transmitida para o paciente. O processo é rápido, durando entre 20 e 30 minutos.

2. Ventosaterapia

Pessoa em terapia que utiliza ventosas

A ventosaterapia — também chamada de cupping — é outro tipo de acupuntura também muito benéfico, porém com uma prática muito diferente. Nesta terapia, são colocados pequenos potes ou ventosas sobre a pele. Após posicionados, é posta uma pressão negativa nesses pontos, que pode ser feita por aplicação de calor ou por sucção.

3. Escalpo acupuntura

A escalpo acupuntura é muito similar à tradicional, sendo que a grande diferença está no local de aplicação das pequenas agulhas, que nessa técnica são feitas em regiões específicas da cabeça. Os pontos são aplicados considerando o funcionamento do cérebro e, claro, as características físicas da pessoa, ou seja, o formato do crânio do paciente.

4. Acupuntura auricular

A acupuntura auricular é muito famosa em todo o mundo e procurada por diversas pessoas. Essa prática integrativa utiliza os pontos da orelha do paciente para solucionar o desequilíbrio de energia em diversas partes do corpo.

A auriculoterapia pode usar diferentes materiais, como sementes de mostarda, agulhas e esferas magnéticas. Diferentemente da prática tradicional, o paciente que faz a acupuntura auricular pode permanecer com os pontos por dias (a depender da orientação do terapeuta).

5. Eletroacupuntura

A eletroacupuntura, como o próprio nome indica, utiliza pequenos impulsos elétricos realizados diretamente nas agulhas para estimular os pontos. Os locais de aplicação da agulha são os mesmos que a prática tradicional utiliza, a diferença está nos estímulos feitos para potencializar os efeitos da prática.

6. Moxabustão ou moxaterapia

A moxabustão visa equilibrar as energias do corpo utilizando o estímulo do calor nos pontos da acupuntura. Geralmente, são utilizadas algumas ervas medicinais, como artemísia vulgaris e sinensis, para promover a circulação do Qi (energias vitais).

Procurando uma terapia para melhorar a sua qualidade de vida? Então, acesse e venha entender mais sobre o Reiki!

Como a acupuntura funciona?

Acupuntura

Conforme mencionado anteriormente, a acupuntura serve para solucionar desequilíbrios de energia presentes no corpo que podem levar a doenças. As sessões são realizadas por profissionais especializados (geralmente fisioterapeutas, médicos e terapeutas ocupacionais) e duram entre 20 a 40 minutos.

Durante a sessão, o paciente fica deitado em uma posição confortável enquanto o profissional aplica as pequenas agulhas descartáveis em pontos específicos do corpo.

O tempo de aplicação das agulhas pode variar muito de acordo com a técnica e materiais utilizados. Por exemplo, em sessões tradicionais, os pontos ficam entre 10 a 20 minutos. Já as auriculoterapias feitas com sementes podem ficar até 21 dias.

Segundo a medicina tradicional chinesa, existem 12 meridianos (locais exatos onde as agulhas são aplicadas) que são correspondentes a órgãos do corpo, como bexiga, pulmão, baço, intestino e vesícula. Apesar disso, algumas regiões do corpo, como pés e orelhas, possuem diversos pontos que correspondem a várias partes do corpo.

Quais problemas de saúde são tratados?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a acupuntura como tratamento para as seguintes doenças:

  • Distúrbios respiratórios: bronquite, asma, sinusite, dor de garganta e infecções pulmonares;
  • Distúrbios digestivos: constipação, diarreia, gastrite e hiperacidez;
  • Distúrbios neurológicos e musculares: tiques faciais, tendinite, osteoartrite, dores de cabeça, dor no pescoço, neurite de costela, dor na lombar e dor no ciático.

Contraindicações

A acupuntura não é indicada para pessoas que possuem problemas de pele e neutropenia, pois podem contrair infecções severas. Além disso, pessoas que tomam anticoagulantes ou possuem sintomas como sangramento, hematomas e inchaço, devem procurar orientação médica para saber se devem, ou não, fazer essa terapia.

Conheça os benefícios da acupuntura!

Como você já sabe, essa terapia trata diversas doenças e problemas de saúde. Mas, além disso, essa prática integrativa possui muitas outras vantagens para os seus pacientes. Conheça os principais benefícios da acupuntura:

Auxilia no emagrecimento

A acupuntura trata diversas questões psicológicas e, graças a isso, auxilia no tratamento de compulsões e transtornos alimentares. Consequentemente, ajuda a emagrecer, pois trata os desequilíbrios dos órgãos do sistema digestivo e endocrinológico.

Acesse e veja também: Barras de access: veja o que é e os benefícios da terapia

Reduz o estresse, ansiedade e depressão

A acupuntura tem o poder de bloquear hormônios como o cortisol, uma substância liberada em situações de estresse. Por esse motivo, essa terapia integrativa é muito eficiente na redução do estresse e da ansiedade. Além disso, a prática também é muito benéfica para reduzir os sintomas da depressão, uma vez que trata pontos relacionados à produção dos hormônios da felicidade e do amor.

Trata diversos tipos de dores, lesões e problemas

Conforme comentado anteriormente, a acupuntura trata diversos problemas de saúde respiratórios, digestivos e neurológicos. Quando as agulhas são posicionadas no corpo, o organismo passa a ser estimulado e começa a liberar substâncias químicas responsáveis pelo efeito analgésico e anti-inflamatório.

Gostou de conhecer mais sobre o assunto? Venha conhecer todos os nossos profissionais que atuam com acupuntura e acupuntura auricular!

5/5 - (3 votos)

Compartilhe esse conteúdo com quem você se importa. Ajude-nos a levar saúde integral para mais pessoas.

Newsletter da Consciência Integrativa

Inscreva-se e receba conteúdos semanais para viver uma vida com saúde física, mental, emocional e espiritual. Viva com saúde integral!
* Campo Obrigatório

Ao assinar a Newsletter você concorda com nossa política de privacidade.

Intuit Mailchimp

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Veja também:

Imagine um mundo onde as crianças crescem em harmonia consigo mesmas e com o ambiente ao seu redor. Um mundo onde o estresse da infância...
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) destaca-se como uma das abordagens terapêuticas mais eficazes para tratar uma ampla gama de transtornos psicológicos. Desenvolvida na década de 1960...
Em um mundo cada vez mais conectado e acelerado, a busca pelo bem-estar pleno é uma necessidade crescente. No coração dessa busca, as terapias integrativas...