Meditação transcendental: origem, benefícios e como praticar

Mulher em pose de meditação em cima de uma pedra no meio do mar durante o pôr do sol.

Sabe quando precisamos fazer uma pausa de alguns minutos para colocar os pensamentos em ordem e relaxar o corpo? Por mais que possa parecer simples, algumas vezes, temos dificuldades de nos concentrar e realmente efetivar esse momento.

Para atingir esse propósito, o uso de técnicas como a meditação transcendental pode cultivar uma sensação mais intensa de tranquilidade. Desse modo, nos ajuda a alcançar nossas metas dentro desse período específico.

Pensando nisso, separamos alguns tópicos para te explicar como ela funciona! Fique aqui no blog da Consciência Integrativa e descubra quem pode praticar a meditação transcendental e quais são os benefícios associados a essa prática.

O que é a meditação transcendental?

A meditação transcendental consiste em reservar alguns minutos do dia para a prática meditativa, sendo um método que demanda menos tempo quando comparado às técnicas de meditação tradicionais. Além disso, a principal diferença entre essa terapia e a meditação comum é que, nessa modalidade, a pessoa não demora tanto tempo para chegar aos resultados almejados.

Nesse sentido, o indivíduo ainda consegue ter esse seu momento de lazer e dedicação à prática, mas não precisa reservar um horário muito grande para a prática. Assim, ele consegue chegar ao seu estado profundo naturalmente e mergulhar em seu interior.

Durante a técnica, é possível utilizar mantras, que são os sons que fazem nosso corpo se acalmar e a relaxar. Desse modo, consequentemente, nossa mente consegue se livrar de toda a tensão do dia e garantir uma fluidez em nosso cérebro, mesmo que seja por alguns minutos.

Qual a origem da meditação transcendental?

Esse método de meditação foi introduzido em 1958 pelo guru da época, Maharishi Mahesh Yogi. O processo de criação foi desenvolver algo que fosse fácil, simples, natural e para fazer em qualquer lugar. Além disso, ele também pensou em criar uma forma de meditação que pudesse ser padronizada no mundo inteiro.

Ainda, o criador fundamentou a meditação para ser praticada duas vezes ao dia, visando garantir uma paz de espírito muito maior para que a pessoa conseguisse sentir mais os benefícios da técnica.

Quem pode praticar a meditação transcendental?

É uma prática que todas as pessoas podem fazer e não há nenhuma contraindicação. Sendo assim, pessoas de qualquer idade, religião ou sexo podem realizar essa terapia tranquilamente. Quando começarem a colocar a prática no dia a dia, sem dúvida, vão notar vários motivos para continuar, colocando-a como algo frequente na vida.

Conheça os benefícios da meditação transcendental

O paciente pode ter vários benefícios em diferentes áreas da sua vida se utilizar a forma correta da meditação transcendental. Boa parte deles estão relacionados com o aspecto do relaxamento ou no apoio ao nosso bem-estar emocional.Confira quais são:

  • Aumento na concentração;
  • Proporciona o autoconhecimento;
  • Autocontrole;
  • Alívio das tensões diárias;
  • Minimiza as preocupações;
  • Favorece o equilíbrio emocional;
  • Favorece a automotivação;
  • Alivia o desgaste físico e emocional;
  • Aumenta a tranquilidade;
  • Traz paz de espírito;
  • Combate o estresse.

A meditação transcendental pode ajudar a diminuir outros problemas, auxiliando as pessoas a enfrentam momentos difíceis na vida, especialmente voltados ao aspecto emocional, tais como:

  • Síndrome do pânico;
  • Depressão;
  • Insônia;
  • Angústia.

Aqui, vale a pena ressaltar que a meditação transcendental não é um processo de cura e melhora instantânea, mas, sim, algo extra para aliviar tensões. Ou seja, ela pode ser utilizada com outros tratamentos e medicamentos, sendo feita como uma prática integrativa para momentos de relaxamento do corpo e da alma.

Como incluir e fazer a meditação transcendental no dia a dia?

Homem vestido com camiseta amarela, shorts e meias brancas meditando em seu tapete dentro do seu quarto. O quarto tem uma cama de casal, cortina bege, paredes brancas, mesinha de canto marrom e abajur vermelho.

Para colocar essa prática no seu dia a dia, é bem simples! O primeiro passo é separar dois momentos dele para focar exclusivamente nisso. Assim, escolha um horário do seu dia que seja mais tranquilo e que não tenha interrupções. Nesse sentido, você não precisa escolher horários fixos, apenas se realmente for o melhor para isso.

Com isso, sente na posição para meditar e coloque o mantra de sua escolha. Você pode ficar até acabar o mantra ou até sentir que já alcançou o que estava precisando para aquele momento.

Entenda mais sobre o Reiki e como essa prática pode te auxiliar a reequilibrar os seus chakras e centros energéticos.

Portanto, a meditação transcendental é algo que pode ser colocado no seu dia a dia,basta separar alguns minutinhos e fazer esse momento de relaxamento com você e a sua mente. Assim, você consegue deixar o seu dia mais leve e ficar preparado para o que ainda está para acontecer, deixando a mente livre para outros pensamentos.

Por mais que essa terapia possa ser feita sozinha, você também pode contar com a ajuda de especialistas capacitados para te ajudar a entender mais como encontrar o seu momento de foco e concentração! Aqui em nosso site, você conta com profissionais de meditação próximos a você, prontos para lhe atender.

Gostou do conteúdo e quer entender sobre outras terapias? Navegue mais pelo blog da Consciência Integrativa e confira outros assuntos. Até a próxima leitura!

Namastê.

Deixe sua avaliação

Compartilhe esse conteúdo com quem você se importa. Ajude-nos a levar saúde integral para mais pessoas.

Newsletter da Consciência Integrativa

Inscreva-se e receba conteúdos semanais para viver uma vida com saúde física, mental, emocional e espiritual. Viva com saúde integral!
* Campo Obrigatório

Ao assinar a Newsletter você concorda com nossa política de privacidade.

Intuit Mailchimp

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Veja também:

Imagine um mundo onde as crianças crescem em harmonia consigo mesmas e com o ambiente ao seu redor. Um mundo onde o estresse da infância...
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) destaca-se como uma das abordagens terapêuticas mais eficazes para tratar uma ampla gama de transtornos psicológicos. Desenvolvida na década de 1960...
Em um mundo cada vez mais conectado e acelerado, a busca pelo bem-estar pleno é uma necessidade crescente. No coração dessa busca, as terapias integrativas...