Reiki: conheça tudo sobre essa terapia integrativa!

Apesar de sua popularidade, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funciona o tratamento com a Terapia Reiki. Esta técnica integrativa traz diversos benefícios para o corpo e para a mente, trabalhando os centros de energias conhecidos como chakras.

Ficou curioso e quer entender mais sobre esta prática alternativa tão benéfica para a manutenção da sua saúde? Continue a leitura e venha saber mais sobre o que é reiki, como funcionam as sessões, princípios da prática, benefícios e outras informações!

Afinal, o que é reiki?

O reiki é uma terapia integrativa muito antiga, que visa equilibrar os centros energéticos do corpo, os chamados chakras. Ele foi redescoberto no século XX no Japão pelo Sensei Mikao Usui. A palavra reiki significa “energia vital universal” e a prática é feita por meio de um profissional que é iniciado nesta técnica.

Com capacitação e conhecimento em transferir a energia vital universal, e associando a símbolos de cura, o terapeuta posiciona as mãos em pontos específicos do corpo do paciente, direcionando esta energia conforme as necessidades de cada organismo. Assim, o reikiano se torna um instrumento, para transferir a energia vital universal na medida necessária, durante o tratamento.

O responsável por esta terapia que surgiu em 1922, Mikao Usui, era um estudioso de Kiko, uma técnica que visava curar pessoas com a energia vital do profissional. Enquanto se aprofundava em seus estudos, Mikao criou o Reiki para curar as pessoas, mas sem esgotar a energia daquele que aplicava a técnica.

É reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um tratamento auxiliar desde 2007. Além disso, também faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Ministério da Saúde brasileiro.

O principal objetivo desta prática é liberar bloqueios emocionais que muitas vezes repercutem no nosso físico, inclusive influenciando nossas glândulas. O resultado é o alívio emocional, equilibrando nossos centros de energia e melhorando consequentemente a nossa fisiologia, além de promover o equilíbrio energético, físico, mental, amenizando inclusive os danos do estresse.

Como funcionam as sessões de reiki?

Yudi ReikiAs sessões de reiki são realizadas por profissionais treinados e especializados, os chamados reikianos. Primeiramente os terapeutas fazem uma meditação para se prepararem e se conectarem com a energia para a aplicação.

Durante 50 minutos a 1 hora, o paciente fica deitado em uma maca, com suas vestimentas, enquanto o reikiano posiciona suas mãos sobre o corpo da pessoa para transferir as energias.

Ao final, o profissional desenha símbolos de cura, para finalizar a sessão e potencializar o tratamento. Vale ressaltar que esse procedimento não é invasivo, visto que a terapia é feita sem o toque físico, pois as mãos são posicionadas sem contato nenhum com o corpo do paciente.

Se achou o reiki interessante, aproveite e venha conferir. Acesse e entenda mais sobre essa prática integrativa tão benéfica!

Quais são os princípios do reiki?

Os princípios do reiki são fundamentos utilizados pelos reikianos para as pessoas seguirem um caminho de equilíbrio e prosperidade, mantendo uma vida serena, calma e com comportamentos positivos.

Ao todo são cinco, e durante as sessões os profissionais orientam seus pacientes a refletir sobre os mesmos. Veja quais são:

  • Só por hoje, não me irrito;
  • Só por hoje, não me preocupo;
  • Só por hoje, sou grato;
  • Só por hoje, trabalho com dedicação e honestidade;
  • Só por hoje, sou gentil e amável com todos os seres.

Quais são os chakras do Reiki?

Chakras no Reiki

Conforme comentado anteriormente, os chakras são os centros energéticos do nosso corpo. Eles são os responsáveis por assimilar nossas energias físicas, mentais, espirituais e emocionais. Existem sete chakras principais em nosso corpo. Continue lendo e confira quais são:

1. Chakra coronário

Esse chakra indica a conexão com o espiritual e o sagrado, está relacionado com a essência do ser. Ele fica localizado no topo da cabeça e, quando em equilíbrio, promove a consciência das pessoas e dos ambientes ao nosso redor. Por outro lado, quando está em desequilíbrio, causa diversas insuficiências emocionais, como a falta de fé e de aceitação.

2. Chakra frontal

O chakra frontal, também chamado de terceiro olho, fica localizado no meio da testa e está muito relacionado com os aspectos espirituais e mentais. Seu equilíbrio leva à criatividade e a uma boa intuição. Já o seu desequilíbrio causa dores de cabeça, perda de foco e preocupação em excesso.

3. Chakra laríngeo

Fica localizado na região da garganta e está vinculado à capacidade de se comunicar com clareza e tranquilidade. Quando esse ponto de energia está em desequilíbrio, o sujeito pode sofrer com aftas, herpes bucal, dificuldade em expor seus pensamentos e outros problemas similares.

4. Chakra cardíaco

Como o próprio nome diz, fica localizado na região do coração e trata dos sentimentos e emoções. Quando alinhado, traz felicidade, amor, leveza e harmonia. Porém, quando está desequilibrado, traz problemas diversos, como a falta de ânimo, tristeza, sensação de vazio e outros semelhantes.

5. Chakra umbilical

Esse é o chakra responsável por fluir as energias emocionais, trazendo força, vitalidade e energia. O desequilíbrio deste chakra pode causar diversos problemas de saúde, incluindo anemia, problemas nos rins, depressão, ansiedade e manipulação.

6. Chakra básico

O chakra básico tem uma grande ligação com a vida e a estabilidade. Fica localizado na base da coluna e traz firmeza, segurança, excitação e conexão. Sua atuação está muito presente nos ossos e na coluna vertebral, porém também age nos rins. Seu desequilíbrio dificulta se posicionar e enfrentar desafios diversos.

7. Chakra sacro

Está localizado na região dos órgãos íntimos e está relacionado com os ovários e testículos, atuando nos órgãos reprodutores dos homens e das mulheres. Quando em equilíbrio, traz aberturas para a sexualidade e criatividade. Porém, seu desequilíbrio pode causar descontrole no fluxo menstrual, baixa autoestima e outros similares.

Aproveite e venha conhecer mais sobre o que é e os benefícios das barras de access!

É possível fazer reiki à distância?

Reiki a Distância

Sim, é possível! Existem diversas técnicas para aplicar o reiki à distância, mas todos os profissionais que realizam essa prática são treinados e qualificados para tal. Vale ressaltar que a pessoa que irá receber as energias deve estar ciente disso e precisa permitir o envio, ou então a terapia não pode ser feita.

Além disso, a sessão é muito semelhante à presencial. Ou seja, o paciente fica em uma posição confortável (deitado ou sentado) e, enquanto isso, o reikiano envia as energias tendo em mente o nome ou uma foto da pessoa.

Conheça os benefícios do reiki!

O reiki trabalha com a energia vital universal, e dessa forma, promove o equilíbrio do corpo e da mente. Confira quais são alguns dos principais benefícios dessa terapia integrativa para o corpo:

– Auxilia no tratamento de dores crônicas

Muitas pessoas sofrem com dores crônicas que parecem intratáveis. O reiki é capaz de reduzir as tensões e fadigas musculares que causam desconfortos em partes específicas do corpo. Além disso, ao equilibrar ou desacelerar as energias, essa terapia integrativa consegue alterar a vibração das ondas de energia. Isso irá acalmar os órgãos afetados e reduzir as dores.

– Melhora da ansiedade e da depressão

O reiki é uma prática integrativa que proporciona muito bem-estar e valoriza princípios de uma vida calma e tranquila. Graças ao relaxamento e sentimento de paz proporcionado, é possível auxiliar no tratamento da ansiedade, depressão, angústia, estresse e outros semelhantes.

– Promove equilíbrio e mais qualidade de vida

Conforme comentado anteriormente, o reiki é uma terapia muito completa que possui uma abordagem holística, considerando aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais. Tudo isso proporciona mais paz de espírito, alegria, tranquilidade e bem-estar. Consequentemente, as pessoas se tornam mais equilibradas e possuem vidas mais serenas.

Gostou desse texto? Esperamos que ele tenha sido útil para você e que tenha tirado todas as suas dúvidas a respeito dessa prática holística tão benéfica. Nosso blog contém muitos outros posts como esse, com curiosidades e informações relevantes a respeito de diversas terapias integrativas. Continue nos acompanhando para não perder nada. Até a próxima!

5/5 - (2 votos)

Compartilhe esse conteúdo com quem você se importa. Ajude-nos a levar saúde integral para mais pessoas.

Newsletter da Consciência Integrativa

Inscreva-se e receba conteúdos semanais para viver uma vida com saúde física, mental, emocional e espiritual. Viva com saúde integral!
* Campo Obrigatório

Ao assinar a Newsletter você concorda com nossa política de privacidade.

Intuit Mailchimp

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Veja também:

Imagine poder ajustar as energias que regem a sua vida da mesma forma que ajustamos um instrumento musical, para que tudo fique em perfeita harmonia....
Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, cerca de 443 pessoas morrem por dia devido ao fumo. Parar de fumar é uma jornada desafiadora,...
A dependência química é um problema de saúde complexa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, aproximadamente 4,9 milhões de pessoas usaram...