Por mais que seja uma terapia muito antiga, ela ainda é utilizada diariamente na vida de muitas pessoas, visto que causa grande bem-estar e consegue ajudar a livrar nosso corpo de tóxicas e deixar nossa mente em paz. Confira:
O que é Ayurveda e qual sua origem?
Ayurveda é um termo sânscrito, que significa “ciência da vida”. É uma terapia milenar de origem indiana, que teve seus primeiros registros em uma antiga civilização no noroeste do país, cerca de 3.000 a.C., A prática engloba técnicas de massagem, nutrição, aromaterapia e fitoterapia.
A essência da Ayurveda é voltada para livrar o corpo de toxinas e hábitos tóxicos, pois, acredita-se que há energias existentes que envolvem ambientes, corpo e mente. Quando há um desequilíbrio energético nessas bases, pode ser desencadeado problemas emocionais, traumas físicos ou ainda, má alimentação, motivos para acumular toxinas que podem dar origem a doenças.
Como funciona a terapia Ayurveda?
O fundamento da Ayurveda é proporcionar mais equilíbrio para a vida de quem realiza a prática. Isso é feito por meio de avaliação, prevenção e mudança de hábitos baseados na necessidade de cada organismo e suas particularidades.
Com ela, cada pessoa consegue restaurar seu corpo, mente e espírito individualmente, ajudando a prevenir doenças. Essa terapia é ideal para complementar o tratamento de pacientes que já fazem procedimentos convencionais de saúde, pois age na nutrição do corpo e destoxificação.
Quais são os pilares da Ayurveda?
De acordo com a medicina Ayurvédica, existem três pilares da ayurveda, o Trayopastambha: Ahara, Nidra e Brahmacharya. Entenda o que cada um deles significa:
- Ahara: alimentação, dieta e digestão;
- Nidra: sono;
- Brahmacharya: contenção de energia.
Esses pontos são o que mantêm o equilíbrio da vida, nutrição e fortalecimento do corpo. Quando em equilíbrio, evita-se doenças e enfermidades.
Quais doenças que podem ser tratadas com as técnicas da Ayurveda?
A Ayurveda aumenta a resistência do sistema imunológico, promove o relaxamento dos músculos e ainda ajuda na circulação sanguínea e sistema linfático. Por atuar em diversos pontos do corpo, mente e espírito, pode corrigir desequilíbrios energéticos e prevenir doenças relacionadas à pressão alta, diabetes, ansiedade, alergias e dores crônicas.
O que é a dieta Ayurvédica?
A dieta Ayurvédica incentiva o consumo de alimentos específicos para o seu tipo de corpo e energia, os chamados Doshas. Conforme o tipo de energia da pessoa (que podem ser classificados em kapha, vata e pitta), alguns alimentos devem ser priorizados e outros evitados.
Como foi mencionado anteriormente, um dos pilares da Ayurveda é o Ahara, a alimentação, e por isso é muito valorizada. É recomendado o consumo de comidas naturais e minimamente processadas, ricas em minerais, vitaminas e fibras benéficas para o organismo.
Quem pode praticar as técnicas da Ayurveda?
Para ser um terapeuta de Ayurveda, o profissional deve ter feito uma formação em Ayurveda em escolas reconhecidas ou universidades. Além disso, algumas instituições exigem que a pessoa tenha experiência prévia em saúde, seja como enfermeiro, médico ou outros. Afinal, ter conhecimento em anatomia, nutrição e fisiologia pode ser muito benéfico para a área.
Encontre profissionais de Ayurveda na Consciência Integrativa!
Se você se interessou pela terapia, está no lugar certo! Na Consciência Integrativa você encontra diversos profissionais de Ayurveda especializados, com prática e experiência na área. Confira os terapeutas disponíveis, escolha aquele que mais se identifica, entre em contato, marque seu horário e tenha um estilo de vida mais saudável e feliz.
Além dessa, temos outras terapias integrativas que podem ajudar a tratar disfunções físicas e mentais. Veja algumas delas:
Em casos de problemas crônicos ou difíceis de responder a qualquer tratamento, é aconselhável a associação de outras técnicas, que juntas irão promover a sinergia necessária para reequilibrar o organismo como um todo. Escolha a sua e faça seu agendamento!