Sobre o Profissional
Eu me chamo Marcia e sou entusiasta das práticas terapêuticas ancestrais. Embora seja paulistana, vivo em contato com a natureza desde 2000 quando iniciei meus estudos em Naturopatia. Sou Apiterapeuta, Acupunturista, Apicultora, praticante da Medicina Tradicional Chinesa e Auriculoterapia Francesa.
Benefícios e indicações
Os produtos da colméia possuem efeitos antioxidante, antimicrobiano, antiviral, anti-inflamatório, analgésico, antidegenerativo e antifibrótico.
O mel de abelhas, quando terapêutico, tem maior concentração de evidências em casos de cicatrização, indicadores metabólicos e fisiológicos, doenças infectocontagiosas, saúde bucal, dor, bem-estar, vitalidade e qualidade de vida. Mas seus benefícios são evidenciados empiricamente para uma série de outros benefícios.
A apitoxina apresenta efeitos positivos para alívio da dor, com ênfase na dor articular, como osteoartrite, bursite de ombro, cervicalgia e lombalgia, assim como em doenças não transmissíveis como Doença de Parkinson, ovário policístico e transtornos da ATM (articulação temporomandibular). Há vários estudos do uso da apitoxina em Artrite Reumatóide e Esclerose Múltipla.
A própolis tem reconhecida eficácia em tratamentos anti-inflamatórios e antivirais com diversos estudos para eficácia em gengivite uma revisão sistemática e meta-análise sugeriram que a suplementação de própolis pode ser eficaz no controle dos níveis glicêmicos para pacientes com Diabete tipo 2. Estudos mostraram que os compostos da própolis podem interagir com proteínas-alvo do SARS-CoV-2, interferindo na entrada viral e na replicação do RNA viral, enquanto estudos clínicos revelaram que a própolis e o mel provavelmente poderiam melhorar os sintomas clínicos do COVID-19 e diminuir o tempo de eliminação viral.
Sobre o Tratamento
A apiterapia é método integrativo que utiliza os produtos produzidos pelas abelhas em suas colmeias para promoção e manutenção da saúde, e auxílio complementar no tratamento de algumas condições alteradas, praticado desde a antiguidade conforme mencionado por Hipócrates em alguns textos, e em textos chineses e egípcios. Esses produtos são denominados apiterápicos e incluem a apitoxina, a geleia real e o pólen, a própolis, o mel, dentre outros, que compõem categorias diferenciadas.
A utilização da apitoxina como prática integrativa e complementar recebe a denominação de apipuntura, quando a estimulação ocorre nos pontos estratégicos do corpo similares aos definidos para a acupuntura, seja pela introdução do próprio ferrão da abelha ou por meio de agulhas apropriadas. Porém, outros modos consistem em aplicação sublingual, subcutânea com agulhas, injeções ou tópicas, com processamento industrializado de doses de apitoxina, o que torna a toxina menos ativa. A apitoxina age como anestésico na pele, com ação da endorfina muito alta, e apesar da dor inicial acaba relaxando a área de aplicação.
Informações Adicionais
Atendo em domicílio.